quarta-feira, 19 de agosto de 2009

HISTÓRIA DO AR CONDICIONADO


A HISTÓRIA DO AR CONDICIONADO

Os aparelhos de ar condicionado atuais, que são utilizados para controlar a temperatura de ambientes fechados, provêm da criação de um processo mecânico para condicionar o ar, em 1902, pelo engenheiro norte-americano Willys Carrier.
Essa tecnologia teve início, na época, a partir de um problema pelo qual uma empresa de Nova York passava.
Ao realizar impressões em papel, o clima muito quente de verão e a grande umidade do ar faziam com que o papel absorvesse essa umidade de forma que as impressões saíam borradas e fora de foco.
Com isso, foi desenvolvido um equipamento que resfriava o ar desta fábrica, que funcionava através da sua circulação por dutos resfriados artificialmente.
Esse foi o primeiro modelo mecânico de condicionamento de ar, ou seja, a primeira aplicação prática do ar condicionado atual.A partir desta experiência, o sistema foi adotado por muitas indústrias de diersos segmentos, como têxtil, indústrias de papel, farmacêuticos, tabaco e alguns estabelecimentos comerciais.Em 1914,
Carrier desenvolveu um aparelho para aplicação residencial, que era muito maior e mais simples do que o ar condicionado de hoje em dia, e também desenhou o primeiro condicionador de ar para hospitais, que foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a umidade de um berçário (para bebês nascidos de forma prematura), no Allegheny Hospital de Pittsburg.Foi a partir da década de 1920 que o ar condicionado começou a se popularizar nos Estados Unidos, foi colocado em diversos prédios públicos, tais como a Câmara dos Deputados, o Senado Americano, os escritórios da Casa Branca.Além disso, foi de grande utilidade para ajudar a indústria cinematográfica, pois, antes de serem instalados os aparelhos de ar condicionados, as salas de cinema ficavam vazias devido ao clima muito quente, nas temporadas de verão americano.
Na década de 1930, foi desenvolvido, também por Willis Carrier, um sistema de condicionadores de ar para arranha-céus com distribuição de ar em alta velocidade, que economizava mais espaço, em relação aos produtos utilizados na época.
Os modelos de aparelhos de ar condicionados residenciais começaram a ser produzidos em massa nos meados de 1950, ano em que Willis Carrier faleceu.
Nessa época a empresa Carrier lançou unidades centrais de condicionadores de ar para residências.
A demanda foi muito grande, acabando com os estoques em apenas duas semanas.
Na década seguinte, estes produtos já não eram mais novidade.
A partir disso, se inicia um mercado de amplitude mundial em constante expansão, com muito espaço para desenvolvimento tecnológico e novidades em produtos, até os dias de hoje
Fonte: SPRINGER CARRIER



Principios de Funcionamento
Qual é o princípio de funcionamento de um Ar Condicionado?
Os Sistemas de condicionamento de ar possuem quatro componentes básicos:
Compressor
Condensador
Evaporador
Motor ventilador [
O condicionador de ar tem como seu principal objetivo deixar ambientes em temperaturas agradáveis criando uma sensação de conforto térmico (aquecendo ou refrigerando) ou até mesmo em determinados ambientes em que o seu uso é indispensáveis como por exemplo: CDP, Laboratórios, Hospitais, etc.
O principio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar.
Quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura, qualquer variação na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema.
Operação de Refrigeração[ãSubir]
No caso da operação de refrigeração o gás sai do compressor em alta pressão e alta temperatura. No caminho que percorre no condesador ele perde calor e continua perdendo no “elemento de expansão” (tubo carpilar e filtro secador).
No evaporador, o gás já chega frio, pronto para refrigerar o ambiente interno e carregando o calor para o ambiente externo
.Operação de Aquecimento[ãSubir]
Para operação de aquecimento o princípio é o mesmo.
A diferença é que existe uma válvula reversora que muda o caminho que o gás vai percorrer.
Ao invés de ir primeiro para o condensador como no ciclo frio, o gás vai primeiro para o evaporador. Com isso, o condesador e a evaporadora trocam de papel.
Tudo funciona da mesma forma, só que inversa.
Quem fica quente é o evaporador (ambiente interno) e o condensador fica frio ( ambiente externo).Cálculo de BTU [ãSubir]BTU é a unidade que mede a quantidade de calor presente em um ambiente fechado e que precisa ser retirada ou adicionada para atingir um conforto térmico.
A sigla BTU significa Bristish Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica.
Para Calcular o BTU ou a quantidade de calor que precisa ser retirado de um 2°.
Como o ambiente recebe incidência do sol?
Há sombra o dia todo; sol o dia todo ou na parte da tarde; ou na parte da manhã?
3°. Localização do ambiente?
Região litorânea; em andar térreo; entre andares; tipo de telhado?
Outras variáveis que influenciam neste cálculo:
Numeros de janelas
Numeros de portas
Paredes externas e janelas que recebem insolaçãoquantidade e pôtencia de equipamentos elétricos e lâmpadas que dissipam calornumero de pessoas no ambiente
Em Média, utilizamos para calculo de carga termica 600 Btus/h por metro quadrado.
Por exemplo ambiente de 20m² teríamos: 600 x 20m² = 12.000 BTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário