CONDICIONADORES DE AR
Condicionamento de ar, segundo a definição técnica de aplicação, é o processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura , a umidade , a pureza e a distribuição de ar de um meio ambiente .
Existem aplicações muito especiais, nas quais até mesmo a pressão do ar ambiente pode vir a ser controlada.
Estes ambientes podem ser destinados tanto ao conforto humano ou animal, neste caso os sistemas aplicados são vulgarmente chamados de ar-condicionado de conforto, ou pode-se apresentar um ambiente destinado ao desenvolvimento de um determinado processo industrial ou laboratorial, e neste caso o sistema passa a ser chamado por sistema de ar-condicionado de processo.
Muitas vezes, o sistema de ar-condicionado é confundido erroneamente com simples sistemas de ventilação , em que não existe o controle simultâneo de todas as variáveis (temperatura, umidade e pureza).
O processo de condicionamento de ar está sempre associado a um processo mecânico de refrigeração e/ou aquecimento, o que o distingue dos sistemas convencionais de ventilação.
Em muitas aplicações, o controle total e preciso da umidade do ar (a umidade relativa ambiente) não é necessário: neste caso o sistema de condicionamento de ar aplicado é parcial
.A perfeita compreensão da aplicação dos sistemas de ar-condicionado exige dos profissionais da área conhecimentos básicos relacionados a termodinâmica e mecânica dos fluidos.
Atualmente os sistemas de ar-condicionado se modernizaram, principalmente pela aplicação dos sistemas eletrônicos, sempre voltados para a automação dos sistemas e os conceitos de "ar-condicionado inteligente".
Nesse aspecto surgiu o sistema multisplit denominado VRE, que um dos sistemas mais modernos no mercado.
História
Durante séculos, o homem tentou livrar-se do calor utilizando ventiladores, gelo e vários outros métodos em tentativas inúteis.
Em 1902, o engenheiro americano formado pela Universidade de Cornell, Willis Carrier, inventou um processo mecânico para condicionar o ar, tornando realidade o almejado controle climático de ambientes fechados.
A invenção de Carrier foi uma resposta aos problemas enfrentados pela indústria nova-iorquina Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co., que tinha seu trabalho prejudicado durante o verão, estação em que o papel absorve a umidade do ar e se dilata.
As cores impressas em dias úmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias mais secos, o que gerava imagens borradas e obscuras.
Carrier teorizou que poderia retirar a umidade da fábrica pelo resfriamento do ar.
Desenhou, então, uma máquina que fazia circular o ar por dutos artificialmente resfriados.
Este processo, que controlava a temperatura e a umidade, foi o primeiro exemplo de condicionamento de ar contínuo por processo mecânico.o ar-condicionado também refresca as pessoas tirando a umidade do ar e faz uma fusão com nitrogenio gasoso tranformando assim o ar em ar-condicionado, também há suspeitas que Leonardo da Vinci já tenha pensado nesse esquema, mas abandonou a ideia quando viu que era praticamente impossivel conseguir uma subtancia que resfrie o ar do ambiente.Efeito entrópico
Apesar do ar-condicionado contribuir eficientemente para o conforto das pessoas, isso só acontece num meio ambiente, como num escritório, numa sala, num hall, etc, mas por outro lado, no entorno do próprio meio climatizado, a solução mostra-se conflitante com o primeiro e segundo princípio da termodinâmica.
Sem considerar o consumo excessivo da energia elétrica , consumida e dissipada na atmosfera, por ocasião do processo de intercâmbio de calor do agente refrigerador, essas unidades quando instaladas em locais onde possui pouca ventilação, tais como galerias de lojas, prismas de ventilação e etc causam no mesmo ambiente em que vivem pessoas o temido efeito entrópico, antes só previsto em teorias do caos, e como sabem os engenheiros com o equilíbrio termodinâmico não pode existir trabalho.
Para não poluir diretamente o meio ambiente onde circulam as pessoas a solução encontrada pelos montadores foi a instalação de condensadores remotos e torres de refrigeração no topo dos prédios, no entanto, mesmo assim, metade da energia consumida com o trabalho de climatização continua sendo simplesmente lançada na atmosfera em forma de calor, o que representa uma perda muito grande para o consumidor pagante e um prejuízo sem retorno para o ecossistema, nesse sentido começam a ser elaborados, aparelhos de climatização compactos que podem funcionar no mesmo ambiente climatizado e sem condensadores externos.
Esses aparelhos que dispõem de uma câmara de condensação do agente refrigerante integrada no próprio corpo do compressor, contam com a câmara resfriada com a própria água de consumo com a função de capturar o calor do condensador e compressor transferindo-o para o meio hídrico para uso posterior em banhos.
Alguns sistemas de refrigeração rspeciais que usam , [agua do sub solo como suporte de climatização sistemas de refrigeração especiais que usam, água de subsolo, como supoo de climatização .também estão sendo desenvolvidos para uso em prédios antigos ou arquiteturas não voltadas para climatização ambiental, o sistema integrado de condensação é um sistema semi-fechado que elimina a condensação remota oferecendo, ao usuário, um mínimo de manutenção.Curiosidades
O condicionador de ar ajudou muito a indústria cinematográfica, pois nos meses de verão, a freqüência dos cinemas caía muito e vários deles permaneciam fechados nesse período.
Por isso mesmo, os estados do sul dos Estados Unidos foram os primeiros a utilizarem os novos sistemas que, por volta dos anos 30, já equipavam a maioria dos teatros e cinemas do país.
A primeira instalação de condicionador de ar residencial aconteceu na mansão de Charles G. Gates em 1914, em Minneapolis. Dr. Carrier desenhou o aparelho medindo 6m de profundidade, 1,8m de largura, 2,1m de altura, maior e menos potente que os atuais.
Outra importante aplicação se deu em 1914, quando Carrier instalou o condicionador de ar hospitalar.
O sistema introduzia umidade extra no berçário de partos prematuros da Maternidade de Pittsburgh's Allegheny General Hospital.Carrier também equipou a câmara dos deputados dos EUA com condicionadores de ar em 1928, o Senado Americano em 1929 e os escritórios executivos da Casa Branca em 1930, tornando mais agradável o trabalho durante o verão quente e úmido de Washington.
Em 1924, o condicionador de ar passou a ser utilizado para resfriar os ambientes de grandes estabelecimentos comerciais e lojas de departamentos de Detroit, Boston e New York, além dos prédios e escritórios.
O Edifício Milan, em San Antonio, Texas, construído em 1928, foi o 1º edifício comercial multipiso projetado desde o início para incorporar um sistema de ar-condicionado.
Os vagões ferroviários foram os primeiros veículos de passageiros a serem equipados com ar-condicionados em 1930 pela ferrovia B&O.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário